A segundo-sargento PM Andréa Cristina Viana assumiu o comando do primeiro Grupamento de PolÃcia Militar em Colômbia no mês de março. O grupamento de Colômbia pertence à 4.ª Companhia PM de GuaÃra-SP, que faz parte do 33.º Batalhão da PolÃcia Militar do Interior, sediado em Barretos-SP. A nova comandante, se formou como Soldado da PolÃcia Militar no ano de 1992, no 15.º Batalhão de PolÃcia Militar do Interior, sediado na cidade de Franca, SP e em 1995, foi transferida para a cidade de Barretos. No ano de 2008, foi aprovada no concurso para o cargo de cabo PM.
Ela relata que, em 2013, foi agraciada pela Câmara Municipal de Barretos como Policial Militar do Ano. Também já foi agraciada com a Láurea de Mérito Pessoal, em 1° grau, o grau máximo na PolÃcia Militar. Em 2016, após os filhos terem crescido, seguiu para São Paulo para fazer o curso de Sargento PM, tendo trabalhado na Força Nacional no mesmo ano, nas OlimpÃadas, no Rio de Janeiro. "Da área do I-3, Comando de Policiamento do Interior, à qual pertence o meu Batalhão, apenas duas mulheres alunos Sargentos fizeram parte dessa missão e eu sou uma delas. Tenho muito orgulho e honra pela oportunidade de servir à Força Nacional."
A formatura como Sargento PM aconteceu em 31 de março de 2017, com a promoção ao cargo de segundo-sargento PM em 2019. A comandante assinala que, durante esses 28 anos de experiência na PolÃcia Militar, aprendeu e continua aprendendo muito com o dia-a-dia, com a vida. "Já atuei em vários segmentos da PolÃcia Militar. Sou Mentora-Máster, Instrutora do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência - Proerd; Orientadora do Programa Jovens Construindo a Cidadania, onde tive a oportunidade de servir à comunidade barretense por muitos anos, na orientação aos jovens sobre o que se refere às drogas."
Andréa Viana também trabalhou na zona sul de São Paulo, em Capão Redondo, como comandante de equipe, no rádio patrulhamento padrão, onde adquiriu experiências e mais capacidade para atuar em sua função. "Também fiquei capacitada para entender que heróis não usam capas. Usam fardas! Fiz outros cursos na PolÃcia Militar; no que tange à área civil, sou professora e pedagoga. No final do ano ado, fui transferida para a cidade de GuaÃra, onde ei a pertencer à 4.ª Companhia PM e, desde o dia 16 de março, estou trabalhando aqui na cidade de Colômbia."
Concluindo, ela se colocou à disposição da cidade de Colômbia, declarando que agirá sempre dentro da legalidade, fazendo o que for necessário para manter a segurança da cidade. Para ela, é um orgulho assumir o Comando do 1.º Grupamento de PolÃcia Militar e se sente grata aos comandantes do seu Batalhão. "Aprendi que, ao longo da vida, devemos guardar apenas lembranças boas no coração e que as lembranças ruins devem ser superadas. Assim, quero poder trabalhar com a comunidade de Colômbia e espero que as expectativas minhas e da população alcancem a realidade de um dia restarem apenas lembranças boas para nós."