{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "name": "Portal Notícias Colômbia SP", "alternateName": "Portal Notícias Colômbia SP", "url": "/", "logo": "/imagens/120x100/layout/logo_5783ca022253be5c0e6789afb240e471.png", "sameAs": [ "https://www.facebook.com/portalnoticiascolombia/", "https://twitter.com/portalncsp" ] } a {border-bottom: none;} .cor-cat-tit {border-top: 3px solid #335382;color:#335382;}
A Prefeitura Municipal de Colômbia, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou uma nota de apelo aos moradores como alerta para um possÃvel colapso de casos de arboviroses no municÃpio, diante do aumento significativo de ocorrências.
"Em meio a esse cenário delicado, no qual o sistema de saúde municipal enfrenta a possibilidade de colapso, é fundamental que todos os cidadãos se unam em prol da prevenção e combate a essas doenças. A prefeitura solicita encarecidamente o apoio da população, em especial dos proprietários ou possuidores de imóveis particulares localizados no perÃmetro urbano do municÃpio. É essencial que todos mantenham a limpeza de suas residências, terrenos baldios, construções inacabadas ou abandonadas, jardins e calçadas, removendo qualquer tipo de resÃduo e realizando a capinação adequada para evitar a proliferação do mosquito transmissor das arboviroses, bem como de animais ou insetos nocivos à saúde humana", diz a nota.
A nota também destaca a importância de atenção ao cemitério municipal, solicitando a colaboração para que os moradores possam recolher vasos de túmulos que possam acumular água.
"O não cumprimento dessas ações poderá acarretar medidas legais, sendo encaminhado à Procuradoria Geral do MunicÃpio, que poderá conceder uma procuração judicial para entrada forçada nos imóveis, responsabilizando os proprietários ou inquilinos, mesmo diante de obstáculos ao trabalho das equipes de controle de vetores", complementa a nota.
Todas as ações, segundo a prefeitura, visam evitar uma possÃvel epidemia de dengue, zika e chikungunya.