{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "name": "Portal Notícias Colômbia SP", "alternateName": "Portal Notícias Colômbia SP", "url": "/", "logo": "/imagens/120x100/layout/logo_5783ca022253be5c0e6789afb240e471.png", "sameAs": [ "https://www.facebook.com/portalnoticiascolombia/", "https://twitter.com/portalncsp" ] } a {border-bottom: none;} .cor-cat-tit {border-top: 3px solid #335382;color:#335382;}
Volume de chuvas é considerado baixo para elevar nível do Rio Grande - Foto: Maria Inácia
O nível do reservatório da Hidrelétrica de Marimbondo em Colômbia está com 11,79% de volume útil, segundo dados do ONS-Operador Nacional do Sistema Elétrico, um dos mais baixos do sistema de hidrelétricas de Furnas.
Segundo a bióloga Maria Inácia Macedo Freitas, o reservatório da Hidrelétrica de Marimbondo compreende oito municípios de São Paulo e Minas Gerais. ???A lâmina de água é de apenas dois metros e o ideal era estar com cinco metros acima da caixa seca do rio. ?? sinal que as chuvas não estão sendo suficientes para manter o rio cheio???, explicou Maria Inácia.
De acordo com a bióloga, se não aumentar o volume de chuvas até os oito metros no nível da ponte, haverá um sério problema com água, para atravessar o outono e inverno e para manter a geração de energia.