{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "name": "Portal Notícias Colômbia SP", "alternateName": "Portal Notícias Colômbia SP", "url": "/", "logo": "/imagens/120x100/layout/logo_5783ca022253be5c0e6789afb240e471.png", "sameAs": [ "https://www.facebook.com/portalnoticiascolombia/", "https://twitter.com/portalncsp" ] } a {border-bottom: none;} .cor-cat-tit {border-top: 3px solid #335382;color:#335382;}
Temporal provoca queda de árvores e energia em Colômbia - Foto: Eduardo Afonso
Um temporal de vento e poeira que atingiu diversas cidades da região no final da tarde de domingo, 27, provocou a queda de energia e de duas árvores em Colômbia. Após o evento climático, uma chuva moderada acalmou os moradores da cidade, que estavam assustados. Esse fenômeno é conhecido como frente de rajada, que acontece quando ventos fortes levantam a poeira acumulada no solo após uma longa estiagem.
De acordo com a bióloga Maria Inácia Macedo Freitas, Colômbia estava há mais de quatro meses sem chuva, enfrentando uma forte onda de calor. A cidade ficou sem energia e as rajadas de vento superaram os 80 quilômetros por hora.
Uma equipe do Almoxarifado Municipal teve de agir rapidamente após a queda de duas árvores de grande porte, sendo uma na Avenida Acre e outra em uma rua recém asfaltada pela prefeitura, ao lado do Cemitério Municipal, que rompeu uma rede de energia e caiu em cima de uma residência. Ninguém se feriu. O prefeito Júlio Cesar dos Santos auxiliou na retirada de galhos e acompanhou todo o trabalho dos funcionários.
O vendaval atingiu diversas cidades da região do interior de São Paulo e Triângulo Mineiro.