{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "name": "Portal Notícias Colômbia SP", "alternateName": "Portal Notícias Colômbia SP", "url": "/", "logo": "/imagens/120x100/layout/logo_5783ca022253be5c0e6789afb240e471.png", "sameAs": [ "https://www.facebook.com/portalnoticiascolombia/", "https://twitter.com/portalncsp" ] } a {border-bottom: none;} .cor-cat-tit {border-top: 3px solid #335382;color:#335382;}
A Eletrobras realizará, entre os dias 25 e 27 de março, testes nos sistemas de comunicação e alerta da Usina Hidrelétrica de Porto Colômbia. Durante os procedimentos, as sirenes localizadas nos municípios de Planura e Colômbia serão ativadas de forma individual para aferição do alcance e da intensidade sonora. A verificação ocorre em conjunto com as defesas civis dos municípios e dos estados.
O objetivo é garantir o correto funcionamento do sistema, que integra o Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina. No caso de uma situação de emergência envolvendo a barragem, as sirenes são acionadas para que a população deixe suas casas e locais de trabalho e se abrigue em lugares seguros.
A torre com as sirenes em Colômbia foi instalada no pátio da Superintendência de Meio Ambiente da Prefeitura de Colômbia, na área do antigo parquinho, próximo à Escola Estadual "Alice Fontoura de Araújo". As torres aram por manutenção realizada por uma empresa contratada pela Eletrobras na segunda-feira, dia 17.
"Sendo um teste, as pessoas que vivem nos municípios não necessitam alterar suas rotinas ou se preocupar com a segurança da usina e de sua barragem. As estruturas são seguras, constantemente monitoradas e operam normalmente", afirma o coordenador do PAE pela Eletrobras, Cristiano Simão.
O PAE estabelece critérios e ações de segurança para as usinas fiscalizadas pela Aneel. O plano é uma determinação da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), instituída pela Lei 12.334/2010.
Em 2024, a Eletrobras implementou o PAE na Usina Porto Colômbia, incluindo exercícios simulados com moradores de Planura e Colômbia, com participação das defesas civis municipais e estaduais.
Durante os testes das sirenes, a Usina Hidrelétrica de Porto Colômbia continuará operando normalmente.