{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "name": "Portal Notícias Colômbia SP", "alternateName": "Portal Notícias Colômbia SP", "url": "/", "logo": "/imagens/120x100/layout/logo_5783ca022253be5c0e6789afb240e471.png", "sameAs": [ "https://www.facebook.com/portalnoticiascolombia/", "https://twitter.com/portalncsp" ] } a {border-bottom: none;} .cor-cat-tit {border-top: 3px solid #335382;color:#335382;}
Tenente Lelis, da JSM regional de Barretos/SP. - Foto: Tininho Junior
O alistamento militar online para jovens que completam 18 anos em 2018 terminou neste sábado (30) e o presencial, nesta sexta-feira (29). O alistamento é obrigatório e quem perdeu o prazo pode sofrer punições.
Quem deixou de fazer o alistamento ficará impedido de tomar posse em cargo público, de se inscrever em instituição de ensino e não pode solicitar aporte nem carteira de trabalho.
Quem perdeu o prazo e quer regularizar a situação, deve procurar a junta de Serviço Militar (JSM) presencialmente com F e documento de identidade ou certidão de nascimento, e pagar a multa.
Quem não se apresentou fica em débito com o Serviço Militar na situação de refratário.
Além disso, o jovem que não se alistar estará sujeito a multa, no valor de R$ 4,03, que aumenta por dia de atraso.
Todo cidadão brasileiro do sexo masculino deve se alistar ao completar 18 anos. As mulheres estão isentas do Serviço Militar em tempo de paz.